fbpx

Contra Amazon

R$ 49,90

PRÉ-VENDA!
ADOTE UMA LIVRARIA! (saiba mais)

Contra Amazon e outros ensaios sobre a humanidade dos livros
Autor: Jorge Carrión
Tradução: Reginaldo Pujol Filho & Tadeu Breda
Edição: Tadeu Breda
Preparação: Fabiana Medina
Diagramação: Denise Matsumoto
Capa: Túlio Cerquize
Direção de arte: Bianca Oliveira
Lançamento: junho de 2020
Páginas: ~ 300
ISBN: 978-65-990141-8-5
Dimensões: 13,7 x 21 cm

FRETE GRÁTIS :: ENVIOS A PARTIR DE 10/06

REF: 978-65-990141-8-5 Categorias: , ,

Descrição

A edição brasileira de Contra Amazon — título que, por aqui, ganhou o complemento: e outros ensaios sobre a humanidade dos livros — traz dezessete textos assinados por Jorge Carrión, presentes na edição original, incluindo “Contra Amazon: sete razões / um manifesto”, e um Post-scriptum sobre a situação das livrarias durante a pandemia de covid-19, também assinado pelo autor.

A grande novidade fica por conta dos textos assinados por pequenos livreiros e livreiras do país. A ideia é que as críticas à Amazon vindas de um autor estrangeiro, com uma vivência livresca global, fizessem eco no dia a dia de brasileiros e brasileiras que estão felizes, batalhando — e pagando as contas, apesar de todas as dificuldades — em pequenos estabelecimentos onde o cliente entra, conversa, senta, passeia pelas prateleiras, toma um café (muitas vezes, cortesia da casa), conversa mais e só então, talvez, leva um livro.

Outro fato interessante: em sintonia com estes tempos sombrios e com o espírito de Contra Amazon, queremos atrelar a pré-venda à campanha “adote uma livraria”. Funcionará assim: vamos criar um cupom para cada pequena livraria participante; o leitor poderá inserir este cupom no momento da compra em nosso site; e a livraria receberá 20% do valor de cada livro comprado com o cupom. Saiba mais.

Livrarias participantes:

  • Simples (cupom: simples)
  • Desculpe a Poeira (cupom: desculpeapoeira)
  • Loplop (cupom: loplop)
  • Tapera Taperá (cupom: tapera)
  • Rizoma (cupom: rizoma)
  • Baleia (cupom: baleia)
  • Taverna (cupom: taverna)
  • Livros & Livros (cupom: livroselivros)
  • Lamarca (cupom: lamarca)
  • Baderna Literária (cupom: baderna)
  • Letraria (cupom: letraria)
  • Banca Tatuí (cupom: bancatatui)

*

“Parece impossível escrever sobre o protagonismo do mundo do livro no século XXI, sobre as livrarias independentes e as bibliotecas mais inovadoras, sobre as constelações de leitores que continuam acreditando no papel, sem pensar na Amazon como nossa antagonista. Embora Google Livros e outras grandes plataformas também tenham influenciado muitíssimo o modo como nos relacionamos com os textos, a multinacional logística dirigida por Jeff Bezos converteu-se na marca mais icônica e mais eloquente, na empresa que modificou — e, com frequência, violentou — mais fortemente as relações tradicionais entre os leitores e os livros. Trata-se de um monstro cheio de tentáculos, que não para de inovar e de crescer. […] Paralelamente, proliferaram-se os entregadores da Amazon que percorrem as cidades com suas grandes mochilas, iguais às de outras companhias supostamente disruptivas, mas que, na realidade, adotaram de maneira neoliberal o precário modelo de trabalho dos catadores de materiais recicláveis.”

— Jorge Carrión, na Nota do autor

 

SOBRE O AUTOR

Jorge Carrión nasceu em 1976 em Tarragona, na Espanha. É escritor, crítico cultural do The New York Times e diretor do curso de pós-gradução em criação literária da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. Escreveu romances, ensaios narrativos e livros de viagem, entre eles, Los turistas [Os turistas], Los huérfanos [Os órfãos], Los muertos [Os mortos] e Livrarias (Bazar do Tempo, 2019), que alcançou sucesso internacional, sendo traduzido a mais de dez idiomas. Mantém o site jorgecarrion.me.